Monday, June 24, 2013

Os Bilionários Brasileiros

A Revista Forbes costuma publicar uma lista de bilionários pelo mundo.

Deu um pouco de trabalho, mas consegui localizar a página na internet com essa informação. Estava procurando isso para escrever o post onde investigo se é verdade ou não a história que rola na Internet de que o Lula teria acumulado uma fortuna de 2 bilhões de dólares.

A lista não é exata. Eles têm que investigar e calcular fortunas que nem sempre estão disponíveis e nem sempre são confiáveis. Além disso, outros fatores impedem a lista de ser exata. 

Eles não podem simplesmente procurar o telefone do Eike Batista na lista telefônica, ligar pra ele e dizer: "E aí, véi? Me diz uma coisa. Quantos bilhões você tem hoje?"

Mas eles fazem o esforço deles e na edição deste ano aparecem muitos brasileiros. Quarenta e seis, para ser mais exato.

A lista completa está aqui, para quem quiser conferir.
http://www.forbes.com/billionaires/list/#page:1_sort:0_direction:asc_search:_filter:All%20industries_filter:Brazil_filter:All%20states


EDIR MACEDO x SÍLVIO SANTOS

Uma coisa que me chamou a atenção:

Edir Macedo entra na lista, com US$1,1 bi. Pouco atrás do Sílvio Santos, com US$1,3 bi. 

Curioso é que Edir Macedo, supostamente só tem como fonte de renda a TV Record. Ele comprou a Record em 1991 (22 anos atrás).

Claro, estou seguindo minha incorrigível mania de acreditar na honestidade das pessoas, e por isso estou presumindo que ele, como líder de uma igreja, não pega para sua fortuna pessoal o dinheiro dos fiéis, e este é investido totalmente na Igreja.

E que as rádios também não possuam fins lucrativos, já que o objetivo é espalhar a palavra de Deus segundo sua igreja.

Já Sílvio Santos é dono do SBT há 32 anos. Também possui negócios no ramo de cosméticos, hotelaria, títulos de capitalização e até 2010 possuía um banco e uma imensa rede de lojas de móveis e eletrodomésticos.

Ou seja: em 22 anos e só com a TV, Edir Macedo ganho quase tanto dinheiro como Sílvio Santos em 32 anos, com TV, banco, indústrias, hotéis e varejo. Ou o Edir Macedo é muito abençoado, ou tem coisa estranha aí.

Mesmo assim, os dois - juntos - possuem menos de 10% da fortuna dos três herdeiros do Roberto Marinho.


AS FONTES DOS BILHÕES.

Mas o que me chamou a atenção e é o motivo de eu escrever este post, é a fonte de riqueza dos bilionários brasileiros.

Dos 46 nomes na lista, 50%, exatamente a metade, 23, são banqueiros, ou barões da mídia, cerveja, seguro ou pedágio. (4 cerveja, 10 banco, 6 mídia, 1 seguro, 2 pedágio).

Apenas 50% dos bilionários brasileiros ganham dinheiro com produção, varejo, mineração, construção, saúde, petróleo, cosmético, alimentos, energia, tecnologia e outros ramos. Pior ainda, somente 2 ganham dinheiro com alimentos.

Se formos pegar a lista dos 46 mais ricos do mundo, veremos que lá fora é diferente. 

Dos 46, temos 5 banqueiros (sendo 1 brasileiro), 1 dono de cassino e 2 barões da mídia. O restante (82%) ganhou dinheiro com Internet, petróleo, varejo, moda, cosméticos, telecom, enfim, com produção ou tecnologia ou negócios diversificados. Em isso porque a Forbes não conseguiu incluir todos os sheiks do petróleo.

(me chamou a atenção para a quantidade de bilionários do setor de moda e cosméticos)

Se formos pegar os 75 mais ricos, a diferença fica ainda mais gritante. Dos 75, 86% estão ligados à produção ou tecnologia.

Ou seja, o Brasil continua sendo um ótimo país para enriquecer quem não trabalha, não produz, não cria em tecnologia, e sim, fica explorando serviços que não produzem riqueza nem melhoria de vida para o país e sua população.

No comments:

Post a Comment